terça-feira, 1 de maio de 2012

Economistas já apostam em taxa de juros de 8,25% ao ano

Economistas já apostam em cortes mais ousados da taxa básica de juros em maio, apesar de o Banco Central ter dito na semana passada que, se voltar a reduzir, o fará com 'parcimônia'.

A pesquisa semanal Focus, realizada pelo BC com cerca de 100 economistas e publicada ontem, mostra que a taxa mais baixa esperada para o fim do mês caiu de 8,50% para 8,25% ao ano.

Há duas semanas, o Comitê de Política Monetária cortou os juros para 9% ao ano. Ao justificar o corte, deixou aberta a possibilidade de reduzir novamente a taxa, mas em menor intensidade.

A ação do BC já derrubou os juros dos contratos negociados no mercado financeiro, que ontem mostravam aposta majoritária no corte de 0,5 ponto porcentual da Selic no fim do mês.

Grandes bancos, como Bradesco e Itaú Unibanco, também projetam corte para 8,50% ao ano na reunião marcada para 29 e 30 de maio. Seria o menor juro desde a criação do Copom, em 1996.

As projeções da Focus, no entanto, são mais conservadoras.

A mediana das previsões para os juros, por exemplo, aponta manutenção da taxa em 9% até abril, quando a Selic voltaria a subir, para terminar 2013 em 10% ao ano.

A previsão de taxa mais baixa que aparece na pesquisa é de 8% ao ano a partir da reunião do Copom de meados de julho.

Mesmo entre os cinco economistas com maior porcentual de acerto na pesquisa, a mediana das projeções aponta manutenção dos juros em maio.

A média das previsões, porém, está em 8,83%, indicando possibilidade de corte.

Economia fraca. As previsões de juros mais baixos se devem à avaliação, dentro e fora do governo, de que a economia segue em ritmo mais fraco que o esperado.

A pesquisa mostra que o crescimento projetado pelo mercado para este ano continua abaixo dos 4,5% perseguidos pelo governo.

A previsão dos economistas passou de 3,21% para 3,22%.

Para 2013, a previsão de crescimento subiu de 4,25% para 4,30%, ainda distante da projeção oficial de 5,5% que consta no projeto orçamentário.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial